TIPOS DE PELE E SUAS CARACTERÍSTICAS VEJA!

Tempo de leitura: 6 minutos


Antes de começar qualquer maquiagem ou mesmo uma simples hidratação da nossa pele é preciso escolher o produto certo, é muito comum pensarmos em apenas 4 tipos de pele: seca, oleosa, mista e normal.

Essas classificações são muito abrangentes e não se especificam como deveriam na hora em que vamos comprar os produtos adequados e isso acaba nos atrapalhando pois a maioria das mulheres adquirem produtos que não se adequam perfeitamente a seus tipos de pele.

Tipos de pele
Tipos de pele

Percebendo então que essa simples classificações de 4 tipos de pele eram pouco eficientes a médica dermatologista americana, Leslie Baumann, pesquisou durante aproximadamente 8 anos e ao final de sua pesquisa conseguiu catalogar e definir 16 diferentes tipos de pele. Nesta nova classificação é levado em conta 4 características da pele de cada pessoa que são eles:

  • A hidratação da pele: oleosa ou seca;
  • Sensibilidade da pele: resistência ou sensibilidade;
  • Pigmentação da pele: pigmentação ou não pigmentação;
  • Tendência a rugas: firmeza ou enrugamento.

A partir dessas quatros características Baumann definiu 16 tipos de pele que trazem essas características. Agora vamos te falar quais são esses tipos de pele e melhor ainda vamos te falar as características de cada tipo para que você descubra qual seu tipo exato de pele.

Tipo de pele Oleosa, Sensível, Pigmentada e Enrugada

Geralmente as mulheres que possuem este tipo de pele são aquelas que se expõem mais ao sol, e justamente devido a essa exposição em excesso aparecem mais rugas, manchas, vermelhidão e até mesmo algumas espinhas na pele.

Para estes tipos de pele o ideal é sempre usar e abusar do filtro solar principalmente nos momentos em que mais se expõe aos raios solares, e para tratar das manchas e acnes o melhor é procurar um dermatologista e começar a tratar o quanto antes.

Tipo de pele Oleosa, Sensível, Pigmentada e Firme

Este tipo de pele sofre com a constante apresentação de manchas, vermelhidão, e algumas erupções pelo rosto que nem sempre vem de espinhas, para este tipo de pele o ideal é sempre a prevenção e no caso da presença de acnes severas entrar com o tratamento para tratar e prevenir.

Tipos de pele Oleosa, Sensível, Não Pigmentada e Enrugada

A pele que se enquadra neste quesito costuma apresentar fortes descamações, e vermelhidão o enrugamento se dá justamente pela perda da elasticidade da pele que se expõe ao sol.

Tipos de pele Oleosa, Sensível, Não Pigmentada e Firme

Oleosa, Sensível, Não Pigmentada e Firme
Oleosa, Sensível, Não Pigmentada e Firme

Este tipo de pele costuma ser visto mais em pessoas com a tonalidade mais clara da pele, é muito comum que as peles dessa categoria apresentam muita vermelhidão, manchas avermelhadas, descamações constantes e irritação.

Neste caso o ideal é usar produtos para tratar as queimaduras solares e sempre usar o protetor solar.

Tipos de pele Oleosa, Resistente, Pigmentada e Enrugada

Apresenta poros abertos e manchas escuras recorrentes na face. Poderá aparecer acnes eventuais, para este tipo de pele o melhor além de se proteger contra os raios solares e evitar produtos muito fortes e diminuir o período em que fica exposto ao sol. Isso ajudará a deixar sua pele mais bonita e saudável.

Tipos de pele Oleosa, Resistente, Pigmentada e Firme

Este é um dos melhores tipos de pele para se tratar, uma vez que o problema maior que lidamos é com a oleosidade, para isso usar produtos livres de óleos e a base de água é sempre a melhor opção.

Tipos de pele Oleosa, Resistente, Não pigmentada e Enrugada

No caso deste tipo de pele a principal preocupação além de usar produtos livres de óleos é tratar as eventuais acnes que podem aparecer e as machas devido a não pigmentação, atualmente já existem vários produtos no mercado que fazem este cuidado.

Tipos de pele Oleosa, Resistente, Não pigmentada e Firme

Este é o tipo de pele que a maioria das mulheres sonha em ter, isso porque é uma das que apresentam o envelhecimento mais retardado, as rugas são mais tardias e sutis, além que ela não precisa de uma hidratação rigorosa para se mantem bonita e nutrida.

Tipos de pele Seca, Sensível, Pigmentada e Enrugada

Neste caso o tratamento ideal é começar com o tratamento hidratando bem a pele e posteriormente fazer o controle da sensibilidade na pele, peles desta característica apresentam vermelhidão, descamação e o aspecto casca de laranja na face.

Tipos de pele Seca, Sensível, Pigmentada e Firme

É o tipo pede um tratamento diferenciado uma vez que tem forte tendência de ter eczemas, por isso a hidratação com produtos específicos é tão importante para controlar e devolver a nutrição ao seu rosto. O uso do protetor solar juntamente com o hidratante é vital para ter uma pele bonita e saudável.

Tipos de pele Seca, Sensível, Não Pigmentada e Enrugada

É o tipo de pele que costuma apresentar frequentemente ressecamento, descamação, rugas, queimação, vermelhidão, pele grossa e irritada. A hidratação com produtos ricos em óleos nutritivos é a melhor opção para resolver estes problemas.

Tipos de pele Seca, Sensível, Não Pigmentada e Firme

Esta é a tradicional pele ressecada, como já sabemos a hidratação é fundamental para quem tem pele seca e sensível além disso ela ainda vai ser uma grande aliada para retardar o envelhecimento e deixar a pele com o aspecto ainda mais firme.

Tipos de pele Seca, resistente, Pigmentada e Enrugada

Este tipo de pele é mais comum de se ver em pessoas com mais idade, a pele se torna um pouco mais fina e pode aparecer manchas pigmentadas em tons de vermelho e marrom além de eventuais coceiras.

Tipos de pele Seca, Resistente, Pigmentada e Firme

É um tipo de pele bem comum e seus principais efeitos são a pele sem brilho, o ressecamento, e a presença de uma pele mais áspera, o melhor tratamento e começar um processo de reidratação da pele e manter os cuidados diários.

Tipos de pele Seca, Resistente, Não Pigmentada e Enrugada

Este tipo é mais comum de se ver em americanos, isso se deve em grande parte ao clima frio, pessoas com este tipo de pele apresentam mais rugas e o ressecamento dos sucos faciais.

O tratamento é lavar o rosto com produtos específicos para repor a água e os nutrientes na pele além de fazer um processo diário de hidratação e tonificação da pele.

Tipos de pele Seca, Resistente, Não Pigmentada e Firme

É muito comum entre as adolescentes e sem dúvida é uma das mais desejadas uma vez que tem muito poucas rugas e a pele tem um aspecto mais jovial e macio.

Viu só quais são os 16 tipos de pele? Agora é identificar o seu e sair a procura dos produtos adequados para o seu tipo de pele.

 

Quer ver mais sobre maquiagem acesse:

E ai gostou das dicas ? Então deixe um comentário !

TIPOS DE PELE E SUAS CARACTERÍSTICAS VEJA!
4.29 (85.71%) 7 votes