DICAS DE CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO GARANTIDO

Tempo de leitura: 8 minutos


Veja dicas de cuidados com a pele no verão para se manter sempre bela e disposta para curtir de montão está estação incrível.

Agora que o verão chegou nós ficamos mais expostos ao sol, porque nesta época costumamos fazer mais atividades ao ar livre. Começamos a correr no parque, viajamos para a praia e passamos o final de semana na beira da piscina.

Essas atividades fazem com que nós fiquemos mais expostos aos raios ultravioletas, que é o grande vilão do câncer de pele e também causa o envelhecimento precoce da pele. Por este motivo, vamos dar algumas dicas de como cuidar da sua pele e da sua saúde no verão!

Horários que causam maior dano a pele

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde.

No verão, os raios solares incidem na terra com maior intensidade. Se ficarmos expostos ao sol por um longo período sem proteção temos grande de ter uma insolação, queimaduras na pele e aumentamos a chance do câncer de pele.

Todos esses danos são causados pelos raios UVA e UVB e esses raios incidem com maior intensidade no horário que o sol está no pico, ou seja, das 10 horas às 16 horas. Por esse motivo devemos evitar a exposição no sol neste horário.

Cuide da pele no verão na sua rotina diária

Aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e fazer renovação a cada 3 horas é importante para quem está na praia ou na piscina ou mesmo ates de sair da empresa para almoçar.

Quem fica exposto ao sol durante todo a trabalho também deve ter este cuidado todos os dias para evitar o câncer de pele.

Use antioxidantes tópicos antes da aplicação do filtro solar (produtos com vitamina C, vitamina E, idebenona, entre outros). Os antioxidantes usados por via oral são também recomendados, como chá verde, por exemplo.

Não fazer tratamentos de pele no verão

Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante, porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover.

A melhor época para fazer estes tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos e evitar pegar o sol.

Não se depilar no dia de pegar sol

Cuidados com a pele no verao sol e depilação
Cuidados com a pele no verao sol e depilação

Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele.

A depilação deve ser feita, pelo menos com 48 horas de antecedência. Uma boa estratégia é fazer a depilação com cera porque ela retira os pelos pela raiz, tendo efeito mais prolongado.

Cuidados com a pele no verão use protetor sempre!

Além de evitar o sol no horário de pico, é extremamente importante passar protetor solar todos os dias, com FPS (Fator de Proteção Solar) 30, no mínimo. E quanto mais clara for sua pele, maior deve ser o fator de proteção solar.

E se você for ficar exposto no sol por um longo período, não se esqueça de reaplicar o protetor solar no meio do dia.

Como é comum ficarmos na piscina ou ir para a praia no verão, é importante ter o cuidado de secar bem a pele após sairmos da água. A umidade na pele pode causar doenças como a micose, que é muito comum nesta época.

As crianças, a partir de seis meses de idade já podem usar o filtro solar. Então mães: fiquem atentas! Caso a criança tenha uma idade inferior, ela deve sempre ser protegida e ficar na sombra sempre.

Use filtro solar mesmo em dias nublados. Mesmo nesses dias de 40% a 60% da radiação solar incidem sobre a pele.

Lembre-se de hidratar bem a pele. Abuse muito dos hidratantes e cremes pós-sol para que sua pele não fique ressecada.

Tomar banho de água doce quando sair da praia

Depois de um dia de praia deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos.

Se a praia tiver um chuveirinho de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia, e se não tiver leve uma garrafa de água doce para jogar no corpo quando sair da areia. Se possível experimente hidratar a pele aplicando novamente o protetor solar ou com a loção pós-sol.

Você pode não se lembrar das aulas de físico-química, nem do conceito de osmose, mas certamente já ouviu falar que o sal tem a propriedade de “roubar” água.  Não é à toa que depois de muito tempo na praia a pele e o cabelo ficam parecendo palha.

Se o sal desidrata a ponto de ser usado na conservação dos alimentos (com menos água há menos chance de micro-organismos se multiplicarem), dá para imaginar o que acontece quando ficamos muito tempo com a água do mar sob a pele. E o cloro também ajuda a ressecar. Se você ainda exagerar no sol, os danos vão ser  grandes

Cuidados com a alimentação no verão

dicas de cuidados com a pele no verão alimentação saudável
dicas de cuidados com a pele no verão alimentação saudável

Tenha uma alimentação leve! Inclua no seu cardápio alimentos grelhados, com muitas fibras e evite alimentos com alto teor de carboidratos. Opte por alimentos que irão ajudar a manter seu corpo hidratado.

Uma boa opção também é incluir no seu cardápio alimentos que contêm carotenoides. Essa substância irá ajudar a manter o bronzeado na sua pele por um tempo maior. A cenoura, mamão, caqui, abóbora e beterraba são alguns exemplos.

Cuide da sua pele no verão com bastante com hidratante

Depois do banho, não tenha preguiça e use um bom hidratante no corpo todo. Loções de ceramidas, ureia, lactato de amônia e glicerina são boas escolhas.

Para evitar reações alérgicas, prefira hidratantes sem cor, nem perfume. Não esqueça de usar um hidratante labial também. Existem alguns que têm FPS e devem ser usados também antes da exposição solar.

Se a exposição solar foi exagerada, e a pele acabou ficando vermelha e queimada, aposte nos sprays de água termal e no talco líquido para aliviar o incômodo.

Evite beber álcool em excesso neste verão

Outra forma de evitar que a pele perca sua hidratação natural, é evitar o uso de produtos que contenham álcool em sua composição – o álcool retira a oleosidade natural da pele, que auxilia a pele ficar hidratada

Caso deseje mesmo beber, procure se alimentar antes e durante, priorizando alimentos ricos em amido. Evite beber excessivamente, procurando revezar, entre um copo e outro de bebida, um copo de água, para evitar a desidratação dos neurônios, responsável pela ressaca.

Ingerir bastante líquidos para hidratação

cuidados com a pele no verão beber água
cuidados com a pele no verão beber água para hidratação

Outra dica importante é manter-se hidratado. Tome muito líquido. Água, água de coco, suco de frutas…

Qualquer coisa que te mantenha hidratado. Nesta época do ano, perdemos muito líquido através do suor. E para repor todo esse líquido, é importante beber de 2 a 3 litros por dia.

Dica de Maquiagem para cuidar de pele no verão

Um truque ótimo para fechar os poros e segurar a maquiagem por mais tempo, é borrifar água gelada no rosto e retirar o excesso com um lencinho, delicadamente.

Nas altas temperaturas, a tendência é que a tez fique mais oleosa e escorra com mais facilidade. A pele oleosa fixa menos a maquiagem. Uma pele bem preparada auxilia na fixação dos produtos. Os matificantes absorvem o excesso da oleosidade e deixam a pele preparada para receber a maquiagem.

Depois de limpa a pele, o hidratante e o filtro solar são elementos chave para dar início à superprodução.

Aplicado em seguida, o primer facial prepara a pele para receber a base e retém a oleosidade, neutralizando a aparência visível dos poros. O resultado? Uma maquiagem muito mais duradoura.

A pele bem cuidada também fixa melhor na maquiagem. Por isso, mantenha em dia suas limpezas de pele e consultas com o dermatologista, que te auxiliará na compra de produtos mais indicados.

Por hoje é só meninas e ai Gostou?

Com todas essas dicas de cuidados com a pele no verão em mãos, você já pode aproveitar o verão da MELHOR forma possível!

Quer ver mais artigos acesse:

DICAS DE CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO GARANTIDO
4 (80%) 1 vote